As duas coisas mais importantes que você pode fazer para cuidar da pele é protegê-la do sol e parar de fumar. Mas não desanime, existem outras medidas que você também pode tomar para retardar o envelhecimento.

Diminuir o estresse

O estresse produz radicais-livres no nosso organismo, que não permitem a restauração das células e aceleram o envelhecimento. Você pode argumentar que não tem muito controle sobre os fatores que causam o estresse, mas o que pode fazer é procurar as melhores maneiras para livrar-se dele. Esportes, ioga, meditação e até mesmo um banho bem quente ajudam a diminuir os níveis de estresse da nossa vida.

Durma o suficiente e beba muita água

Durma o máximo que puder, porque o sono é o momento de "manutenção" que o organismo necessita para recuperar músculos e substituir as células mortas. Nem todo mundo precisa da mesma quantidade de horas de sono, mas as pesquisas demonstram que o período de 7 a 8 horas por noite é o mínimo indispensável que devemos tentar dormir.

Mantenha-se hidratada. Beba muita água para manter as células saudáveis. Alguns fatores como álcool, ar-condicionado e calefação central causam desidratação, por isso não se esqueça de beber água durante o tempo inteiro que passar no escritório ou em lugares fechados.

Cremes para pele

Nem mesmo o creme mais caro e exclusivo consegue interromper o fluxo do tempo. Mas não desanime! Existem produtos que podem ajudar. Cremes que contém antioxidantes como as vitaminas A, C e E, comprovadamente estimulam a restauração das células:
- A vitamina E hidrata e suaviza a superfície da pele, reduzindo linhas de expressão e rugas.
- A vitamina A oxigena a pele, reduzindo o surgimento de rugas.
- A vitamina C ilumina a pele do rosto, melhorando a circulação e a produção de colágeno. Os alfa-hidróxi-ácidos (AHA) esfoliam a camada externa da pele e revelam as células novas que estão por baixo, mas não são recomendados para peles muito sensíveis.